16 Modelos de Guitarra Famosos

Mesmo que você não seja um guitarrista com certeza deve se lembrar de alguns modelos de guitarra famosos se gosta de se aprofundar no universo musical. Hoje separei 16 desses modelos tendo como critério colocar nessa lista apenas guitarras que se tornaram famosas de alguma forma. Você vai notar que certo nomes nessa lista como Zakk Wylde e Steve Vai possuem apenas um modelo citado dentre os muitos que colecionam, caso contrário essa lista ficaria com mais de 50 exemplares. Também deixei de fora algumas guitarras que são famosas mas que não possuem nada que diferencie seu modelo, por isso você não verá por aqui as guitarras de Slash e Jimi Hendrix, por exemplo (desculpem por isso, mas algum critério precisava ser usado).

16 Modelos de Guitarra Famosos


1- Gibson Les Paul Zakk Wylde Signature


Gibson Les Paul Zakk Wylde Signature


Uma pintura em formato de alvo unido a presnça de palco e técnica quase sobrenatural de Zakk Wylde foram o suficiente para que sua guitarra fosse reconhecida por qualquer pessoa no mundo que goste de rock.

2- Gretsch Nashville Lacquer

Gretsch Nashville Lacquer


Brian Setzer conquistou seu lugar na lista com sua Nashville Lacquer. Atente para os potenciômetros em formato de dado, um detalhe imitado por muitos guitarristas profissionais e amadores.

3- Ibanez JS1200 Candy Apple

Ibanez JS1200 Candy Apple


Joe Satriani parece não desgrudar de sua Ibanez. Quando ele quer alguma variação apenas escolhe modelos em cores diferentes mas sempre é lembrado por seus fãs por essa JS1200 vermelha.

4- Prince's Symbol Model Custom

Prince's Symbol Model Custom


Ta aí um sujeito que gosta de modelos "fora da caixa". O Prince possui uma série de modelos esculhambados fora do normal mas eu cito aqui sua Symbol Model Custom.

5- Oktober Annihilator Model

Oktober Annihilator Model


Algumas pessoas não se contentam apenas em possuir um instrumento bizarro e decidem também ter um nome caprichado. É o caso de Doyle Wolfgang von Frankenstein, do Misfits.

6- Vox Phanton Mark IV

Vox Phanton Mark IV


Esse modelo ficou famoso nas mãos de Brian Jones que foi guitarrista do Rolling Stones até 1969 quando se desligou da banda devido a problemas sérios com drogas. Um mês depois foi encontrado morto na piscina de sua casa e apesar de muitos terem sua morte como acidental ainda há espaço para teorias conspiratórias a respeito de sua morte porque aparentemente é assim que funciona o universo do rock n'roll.

7- Washburn Dimebag 333 Rebel

Washburn Dimebag 333 Rebel


Eu não sou fã de nenhum instrumento musical que carrega a bandeira de algum país em suapintura, mas inegável que Dimebag Darrel fez história  com sua Washburn 333 rebel.

8- Jackson Randy Rhoads Model

Jackson Randy Rhoads Model


O jovem Randy Rhoads entrou para a história do heavy metal quando ainda tinha 23 anos. Participou dos dos primeiros álbuns da carreira solo de Ozzy Osbourne mas se tivesse participado de apenas um deles (qualquer um, pode escolher) já teria sido o suficiente pra deixar sua marca na história da música. Curiosamente foi um dos poucos músicos que teve uma morte prematura não causada por drogas. Randy nos deixou por causa de um acidente de avião que também posusi suas teorias conspiratórias (que surpresa).

9 - Gibson ES 355 Lucille

Gibson ES 355 Lucille


Se você gosta de blues você sabe quem é Lucille. Estou falando da lendária guitarra do mestre B. B. King, que o acompanhou através das décadas brilhantes de sua carreira.

10 - Ibanez JEM 7V

Ibanez JEM 7V


Você pode até não saber quem é Steve Vai, mas certamente já viu por aí sua Ibanez JEM em uma de suas dezenas de variações. Em tempo: por alguma razão essa guitarra é uma das favoritas dos músicos que tocam em igrejas (e talvez seja por isso que você está achando esse modelo familiar).

11- Gretsch G5810

Gretsch G5810


Mais um bluesman para a nossa lista. Bo Diddley deixa seus fãs com saudade desde 2008 quando se foi devido a problemas de saúde e sua guitarra G5810 pode ser considerada um dos ícones do blues e é homenageada até hoje por muitos músicos.

12- Kramer Frankenstein 5150

Kramer Frankenstein 5150


Finalmente a guitarra que fez minha cabeça explodir. A inconfundível guitarra do mestre Eddie Van Halen. Também possui dezenas de variações mas é impossível para os fãs da banda verem qualquer coisa com essa pintura e não se lembrar de seu guitarrista excepcional.

13- ESP MC600 Max Cavalera

ESP MC600 Max Cavalera


Temos mais um representante do modelos com bandeiras. Max Cavalera é uma espécie de "orgulho nacional" para os fãs do heavy metal e suas vertentes, mas vou dizer: eu acho essa guitarra bem feia, viu?

14- Fender Stratocaster Buddy Guy

Fender Stratocaster Buddy Guy


Quando você pensava que as guitarras dos bluesman haviam encerrado sua participação nessa lista eu trago a Stratocaster de Buddy Guy. 

15- Gibson SG 1960 Angus Young

Gibson SG 1960 Angus Young


Angus Young dispensa apresentações. Antes dele Tommy Iomi já havia adotado o modelo SG mas foi nas mãos do guitarrista do AC/DC que esse modelo ganhou fama mundial. Faça um teste, pergunte a qualquer guitarrista de quem eles se lembram quando veem uma Gibson SG.

16 - Fuzzy Gibson Explorer

Fuzzy Gibson Explorer


Eu gosto de pensar que Billy Gibbons é uma versão rock n'roll do Prince em se tratando de guitarras bizarras. Seu modelo mais famoso é essa Gibson Explorer aveludada. Pode?

Bonus Track:

Martin N20 1969 - Trigger

Martin N20 1969 - Trigger


Willie Nelson parece não desgrudar de seu Trigger, um violão todo arrebentado que ele insiste em carregar pra todo lugar e quer saber de uma coisa: eu quero um desses pra mim!

Cort GS Axe-2

Cort GS Axe-2


Eu não podia fazer essa lista sem ao menos citar o contrabaixo de Gene Simmons. Até pra guitar hero esse treco já foi lançado!

Quer saber quantas delas você é capaz de reconhecer? Recomendo esse QUIZ.

Veja Também

2 comentários

  1. Algumas são lindas, mas umas são de extremo mau gosto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente. Algumas dessas eu até gostaria de ter. Já outras... haha

      Excluir