Bem-Vindo ao Universo do Podcast: Eu Serei o Seu Guia

Foto: Freepik
No dia 27 de Março de 2008 foi quando escutei um  podcast pela primeira vez. Como muitos, tive uma certa dificuldade em entender o conceito da mídia mas hoje - após mais de sete anos nesse universo - posso falar sobre o assunto com um certo conhecimento.

Antes de qualquer coisa é importante dizer que esse é um texto feito para quem ainda NÃO está familiarizado com a mídia pois o que escrevi aqui pode ser entendido como "mais do mesmo" para quem já está inserido na podosfera de alguma maneira.

O Que é Podcast, Afinal?

"Podcast é um programa de rádio na internet" - Talvez você já tenha escutado essa explicação, eu mesmo já usei essa frase em momentos em que me faltou paciência para explicar melhor o conceito, mas na verdade a única coisa que o podcast tem em comum com a rádio é que ambos são feitos a partir de audio. Enquanto na rádio você escuta os programas que estão sendo transmitidos conforme os horários de cada estação, o podcast é vinculado pela internet é pode ser ouvido quando e onde você quiser.  

Meu Primo Tem um Programa De Audio No Youtube. Isso é Um Podcast, Certo?

Depende, seu primo posta os programas que produz no youtube e deixa por isso mesmo ou possui os arquivos hospedados em um outro servidor, possibilitanto que seus ouvintes assinem seu feed?
Um podcast por definição PRECISA ter um feed, caso contrário ele passa a ser apenas um programa de audio vinculado via internet.

Nossa, Mas Por Que o Feed é Tão Importante Assim? Aliás, o Que é Um Feed?

De forma resumida, um feed é uma ferramenta que permite o leitor de um site/blog qualquer acompanhar suas atualizações centralizadas em um único lugar sem precisar ficar acessando o site/blog diretamente. Para quem segue um ou dois blogs pode parecer uma ferramente inútil a primeira vista mas imagine um leitor que por alguma razão acompanha as notícias de vários sites todos os dias. É um saco acessar um por um e conferir seu conteúdo, certo? O feed permite que todos os sites que você acompanha mostrem suas atualizações em um mesmo lugar, poupando assim o seu precioso tempo e te levando direto ao conteúdo que pretende consumir. Para isso você vai precisar de um leitor/agregador de feed que pode ser um app no seu celular, um programa instalado na sua máquina ou ainda um site que faça tudo isso online pra você.

Vi um artigo no Tecmundo que explica melhor o conceito.

Entendi, Mas Onde Entra o Podcast Nisso?

Um podcast pode ser ouvido basicamente de três formas:
1) Você pode entrar no diretamente no site do podcast e apertar o PLAY na postagem correspondente;
2) Você pode fazer o download do programa e escutar em outro momento em qualquer dispositivo da sua preferência (celular, mp3 player, tablet, no prórpio computador, etc);
3) Você pode ASSINAR o feed do podcast em algum AGREGADOR da sua preferência e assim receber os novos programas automaticamente para ouvir quando quizer.

Sem um feed, o programa de audio perde sua praticidade na hora de ser distribuído, por isso ele perde o título de "podcast".

Mas Eu Não Vou Ter Tempo Pra Ouvir Isso Aí!

A verdade é que hoje em dia ninguém tem tempo pra nada se você estiver pensando em um momento livre do seu dia onde você pára tudo o que está fazendo para se dedicar a uma outra atividade qualquer. A possibilidade de apertar o pause no seu celular e continuar a ouvir o seu podcast quando quiser faz com que você possa escutar seu programas favoritos durante uma caminhada, na fila do banco, indo para o trabalho, em uma viagem, etc. Você não precisa parar exclusivamente pra isso, existem vários momentos do seu dia que podem ser aproveitados para serem vividos enquanto se escuta algum podcast. Além das opções acima eu também costumo escutar meus podcasts favoritos enquanto lavo louça ou faço qualquer outra atividade caseira.

Tá Bom, Vai. Qual Agregador Eu Devo Usar Então?

Existem muitos. Eu particularmente prefiro escutar meus podcasts no meu celular e para isso utilizo o Wecast, um app brasileiro que funciona muito bem. A versão para Android está em desenvolvimento e até onde eu sei não há previsão para uma versão para Windows Phone ainda, mas não fiquem tristes, tem um podcast bacana do Leo Lopes que indica vários agregadores diferentes para todas as plataformas. Escolha o seu sem medo!

Screen Home do Wecast no IOS
Foto: Divulgação

Tudo Bem, Por Onde eu Começo?

Essa parte é bem pessoal, a escolha dos podcasts que você irá ouvir depende muito do seu gosto pessoal, mas vou listar abaixo alguns dos meus favoritos.

Nerdcast - O maior podcast do Brasil. Fala sobre cultura pop de uma maneira geral sempre sob a ótica "nerd". Foi dele que eu escutei o primeiro podcast da minha vida há mais de sete anos atrás. Até hoje é um dos meus favoritos ao lado do 99vidas e do Radiofobia Classics;

Matando Robôs Gigantes - Seus temas são quase sempre filmes, quadrinhos, games ou livros. Seu formato é focado mais em diversão e em conversas com opiniões diretas sobre os assuntos;

99Vidas - Começou com a proposta de falar sobre jogos antigos e esse continua sendo o foco do programa mas há também espaço para discussões sobre jogos modernos e assuntos cotidianos de vez em quando;

TecnoCast - Seu tema central é tecnologia e mobilidade. Sempre muito esclarecedor, conta com um time de especialistas para tratar dos assuntos propostos;

Troca o Disco - Pra quem gosta de discutir música esse é o lugar certo. Muito além de resenhas e recomendações, o Troca o Disco também apresenta um total aprofundamento no universo musical como um todo. Você não precisa ser músico para aproveitar as conversas;

Radiofobia Classics - Também sobre música mas com um formato diferente. Inspirado em programas antigos de rádio, o Radiofobia Classics traz um artista/banda por programa e conta sua história e toca seus maiores hits. Já tive a honra de escrever uma pauta para esse podcast;

Mas Eu Gosto De Pamonha, Não Tem Um Podcast Sobre Pamonha?

Não sei, mas é possível. A variedade de assuntos tratados pelos podcasts brasileiros já é bem grande e para descobrir um programa com uma temática do seu interesse eu recomendo uma boa vasculhada no Youtuner. A proposta do site é simples, você digita um assunto no campo de busca e ele vasculha entre todos os episódios de quase todos os podcasts brasileiros. É difícil abranger toda a podosfera já que todos os dias novos podcasts surgem sem que alguém tenha um controle centralizado de tudo isso, mas posso dizer que o Youtuner está sempre atualizando seu banco de dados e já conta com um acervo impressionante.

Encontrei Um Podcast Legal, e Agora?

Se achar que apenas um é pouco procure outro e se precisar, outro e mais outro!

Veja Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário