Arquivo Monstro: Tarrasque

Imagem: Virus-91
Vou te falar, pesquisar sobre o Tarrasque não foi uma tarefa fácil!
Não encontrei nenhum artigo, livro, reportagem ou referência direta a criação do bicho na internet, mas descobri algumas coisas que compartilharei a seguir.
Em sua primeira aparição ele se parecia com uma espécie de lagarto humanóide e, segundo alguns, inspirado no Godzila. Com o passar dos anos a influência ao lagarto japa mais famoso do mundo passou a se tornar cada vez mais evidente, mas a mitologia por trás do bicho continua sendo um mistério, já que a saudosa TSR e a Wizards of The Coast nunca criaram uma versão oficial para a origem do Tarrasque, o que o torna ainda mais interessante e com essa aura misteriosa que faz com que muitos rpgistas sonhem e ao mesmo tempo temam a aparição dele em suas mesas.


Quando o vimos pela primeira foi em 1983 com o lançamento do Monster Manual II, ainda na primeira versão do AD&D. O livro foi escrito por Gary Gygax ou, como gosto de chamá-lo, o Mestre dos Magos.
Foi uma época cheia de trabalho para Gygax, já que além de escrever colunas para a Dragon Magazine ele ainda trabalhava na expansão de regras e conteúdo para AD&D preparando uma penca de aventuras sem mencionar o livro já citado e um segundo livro que em 1985 seira publicado com o nome de Unearthed Arcana.
Desde o lançamento do primeiro Monster Manual, o "Mestre dos Magos" começou a pesquisar e recolher material relacionado a monstros e conceitos que iria usar numa segunda edição expandindo ainda mais as possibilidades de jogo. O mais impressionante é que no prefácio do livro de monstros lançado em 83, o segundo com o tema, o próprio Gygax diz a seus leitores/jogadores:

(...) por mais orgulho que estejamos desse volume e de seu antecessor, nós não vamos dormir em nossos louros! A criação de novos monstros é um esforço contínuo. Nós poderíamos negar a nós mesmos e a nossos jogadores os benefícios de tanta criatividade? Nunca! (...)
Primeira edição do Tarrasque
Na série de livros Designers & Dragons, Shannon Appelcline informa que o Monster Manual II trouxe uma reunião de materias previamente publicados nas edições da Dragon Magazine nos anos anteriores e outras publicações do próprio Gygax bem como colaborações de Frank Mentzer e Francois Marcela-Froideval, dupla que ajudou em todos os projetos criativos de Gygax na época.
Apesar de não haver nenhuma referência no livro de quem teria criado o Tarrasque podemos deduzir que tenha sido mesmo o tio Gary já que além de ter escrito a maior parte do livro, seus colaboradores são conhecidos por terem criado os "minimals" e os "pseudo-undead" (Mentzer) e a base dos "modrons" (Marcela-Froideval).
As alterações sofridas pelo Tarrasque ao longo dos anos dentro e fora do universo do D&D foram muitas, mas desde sua primeira versão ele já tinha a habilidade e, dependendo do ponto de vista, missão de ser o "destruidor de mundos" de acordo com um trecho de sua primeira descrição de todos os tempos:

O Tarrasque é, possivelmente, o monstro mais temido de todos (...) ele arrebata a paisagem por milhas. Toda a vegetação e vida animal são devorados ou expulsos. (...)
Imagem: Blackmane
Errata: De acordo com Frank Mentzer no fórum Dragonsfoot, a criatura foi uma invenção de François Marcela-Froideval, desenvolvida para o Monster Manual II (1983) de Gygax. Essa e muitas outras curiosidades sobre o Tarrasque estão disponíveis AQUI.

Colaboração do Leitor: O Tarrasque na verdade seria inspirado em um monstro francês, e não no godzila.

Veja Também

2 comentários

  1. Godzilla que nada! O Tarrasque é um monstro francês muito cristão e temente a Deus na verdade:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Tarasque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional! Não sabia disso. Valeu pela informação.

      Excluir