Arquivo Monstro: Urso-coruja, Monstro da Ferrugem e Bulette

Ilustração: Kaek
O Urso-Coruja (Owlbear) sempre me intrigou, não apenas pelo fato de ser uma das criaturas mais engraçadas de todos os RPGs, mas por ser inusitado o suficiente para que eu não o questionasse durante um bom tempo. Naturalmente, a natureza dessa série de posts me obriga a ser um pouco mais curioso em relação a origem desse monstro e, apesar de minha intenção original ter sido escrever apenas sobre esse urso bicudo, minha pesquisa me levou a um lugar que tornou impossível não mencionar dois outros monstros icônicos da história do RPG: Monstro da Ferrugem (Rust Monster) e Bulette.
O que temos aqui são três monstros criados por Gary Gygax para incrementar suas partidas de Chainmail, um wargame com temática medieval que ele desenvolveu ao lado de Jeff Perren antes de se aventurar com o D&D. Gygax gostava de aumentar a possibilidade de desafios para os jogadores e por isso frequentava “Dime Stores” (algo parecido com lojas de variedades, ou até mesmo próximo dos nossos “1,99”). Em uma dessas buscas, encontrou um pacote com brinquedos de plástico fabricados em Hong Kong que, para efeito de descrição, chamarei de “dinossauros leprosos”. A mente de um mestre/jogador de RPG é fértil, e naquele monte de bichos esquisitos ele enxergou a possibilidade de se criar algo. Não houve dúvidas, levou os dinossauros leprosos pra casa.

Foto: Tony Diterlizzi
Mais tarde, já ensaiando o lançamento do primeiro suplemento para seu novo jogo, o Dungeons & Dragons, decidiu adaptar aqueles monstros que costumava usar em suas partidas de Chainmail e assim, quase que na brincadeira, foram criados três monstros icônicos que ultrapassam as fronteiras do RPG, sendo aproveitados em outras mídias.
O Urso-coruja foi descrito pela primeira vez como uma criatura horrenda que “abraçava” como um urso e infligia dano com seu bico.

Foto: Tony Diterlizzi
O Monstro da Ferrugem teve uma história muito parecida. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais de detalhes de sua criação através do artigo “Ecology of The Rust Monster” (ecologia do Monstro da Ferrugem) publicado por Ed. Greenwood na Dragon Magazine #88, em 1984. Vale uma tradução livre de uma citação incluída no artigo.

Quando peguei a sacola de monstros de plástico feitos em Hong Kong, (…) havia um boneco que me lembrava uma lagosta com uma hélice em sua cauda. Nada muito assustador me ocorreu. Então tive minha inspiração, era o “Monstro da Ferrugem”.
Gary Gygax

O Monstro da Ferrugem foi publicado pela primeira vez no mesmo suplemento que nos apresentou o Urso-Coruja, o saudoso Greyhawk, de 1975. Sua primeira descrição o tratou como inofensivo mas, “a ruína do metal com teor de ferro”.

Foto: Tony Diterlizzi
Com o Bulette ocorreu uma pequena variação no processo criativo.
Tim Kask foi um dos play-testers do D&D nos anos 70. Mais tarde foi contratado por Gygax como o primeiro editor da Dragon Magazine. Em 2007, Tim recordou NESSE FORUM a história que acabo de relatar somada a experiência de criar seu primeiro monstro para D&D.

(…) O boneco que escolhi era conhecido numa campanha em Greyhawk como “the bullet” (a bala, por causa de seu formato), mas não possuía status ou habilidades definidos. (…) Gary me disse para levá-lo pra casa, estudá-lo e decidir o que ele era e o que podia fazer.
Tim Kask

Tim ainda afirma que o conceito que usou como referência para criar o Bulette foi a ideia de um “tubarão terrestre”. A primeira aparição do monstro veio em 1976, na primeira edição da Dragon Magazine, que o descreveu como um mistura entre uma tartaruga e um tatu porque, obviamente, se eles tinham culhões para criar uma mistura entre urso e coruja, fazer uma combinação entre tartaruga e tatu seria moleza!

Foto: Tony Diterlizzi
Como leitura adicional recomendo ESSE POST (em inglês) de Tony Diterlizzi que, além de ter escrito uma das principais fontes de pesquisa para a minha postagem, também é o responsável por todas as fotos dos bonecos reproduzidas aqui.
Abaixo, deixo uma pequena galeria com versões atuais dos três monstros.

Ilustração: Ralph Horsley

Ilustração: AldoK

Ilustração: Michael Jaecks

Veja Também

Um comentário

  1. Muito bacana!
    Se quiser ver o monstro ferrugem no Futurama, coloquei uma imagem aqui:
    http://modulosrpg.blogspot.com.br/2013/10/a-origem-da-pantera-deslocadora-e-do.html

    ResponderExcluir