Reporte de Escrita: Um Pouco Sobre Meus Dois Projetos Mais Avançados

Imagem: Freepik
Desde que que assumi para mim mesmo que a escrita era o caminho que eu deveria seguir, foram dois anos de muito aprendizado, em alguns momentos apanhando feito cachorro de rua mas, o que importa é que eu não abandonei meu caminho.
Tenho estudado e praticado muito sobre técnicas de escrita e, acredito que já esteja na hora de eu começar a falar mais abertamente sobre alguns de meus projetos. Usarei esse espaço para reportar um pouco de minha escrita.
Entre ideias, rascunhos e reescritas, possuo quatro projetos que vem tomando o meu tempo. Escolhi os dois que estão em estágio mais avançado para iniciar esse meu reporte.

Projeto Secreto - Romance

Tomei a decisão, eu iria ser uma escritor! Mas como?
Me fiz essa pergunta por alguns dias e não encontrei uma resposta, mas descobri um método que iria garantir que eu não atingisse meu objetivo: não escrever.
Eu não estava escrevendo coisa nenhuma, portanto esse foi o primeiro erro a ser reparado. Busquei em minha mente uma das melhores ideias que eu já havia tido e comecei. Em 2014 levei cerca de seis meses para terminar a primeira versão desse livro. Retomei a escrita desse projeto no início de 2015. De lá pra cá, finalizei mais quatro versões de todo o texto. Fiz um registro na Biblioteca Nacional, enviei uma das versões do livro para os leitores beta e submeti a versão mais recente a uma leitura crítica.
Considero esse um bom resultado depois de dois anos levando a escrita a sério, se compararmos com meu desempenho no ano anterior. A verdade é que depois disso tudo eu estava exausto e, seguindo o valioso conselho do Tio Nitro, decidi descansar um pouco de meu livro e me dedicar a algum outro projeto.
Estou animado com o andamento das coisas. Posso dizer que muito em breve poderei revelar aqui o título, capa e sinopse de meu primeiro livro. Ainda não posso informar a data de lançamento, mas tenho planos de que ocorra no primeiro semestre de 2016, já que existe uma forte possibilidade de que aconteçam no mínimo mais duas reescritas antes desse livro ficar pronto, isso sem contar a revisão.
É, eu sei. É cansativo e burocrático em certos momentos, mas no fim do dia é bom saber que estou fazendo algo a respeito de meu sonho.

Projeto Secreto - RPG

No último mês e meio, fui atropelado por um caminhão de criatividade. Aconteceu de uma hora pra outra, mas quando menos esperava eu estava escrevendo um livro relacionado a RPG.
Diferente do romance, dessa vez falo de um projeto colaborativo onde conto com um amigo me ajudando na escrita e uma excelente ilustradora cuidando da parte visual do livro (ambos serão revelados em breve).
Estou bem próximo de concluir a primeira versão do texto (com edições e reescritas de alguns trechos já feitas) e revisá-lo. Por ser um projeto menor e bem menos ambicioso, ele requer menos tempo de trabalho. Minha meta é entregar a versão final do texto ainda esse ano.
É mais difícil ainda anunciar o lançamento desse livro, já que ele envolve uma longa etapa de ilustração, mas mantenho minhas expectativas de que ele verá a luz do dia em algum momento de 2016.

Veja Também

2 comentários

  1. Sobre o gráfico de evolução dos projetos na coluna lateral: adorei a ideia.
    Já pensou em fazer um gráfico geral da sua evolução na escrita?(Com todos os textos publicados ou não publicados que produziu, por períodos de tempo, com categorias, etc).
    Aguardando ansiosamente para fechamento dos projetos.
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um gráfico geral do meu trabalho ficaria muito extenso e complexo com o passar do tempo. Não acho que seja uma ideia viável a longo prazo.
      Também gostei dos gráficos atuais, pretendo mantê-los no blog.

      Excluir