Tutorial Scrivener: Como Criar Um Storyboard


O tutorial que trago hoje é inspirado no excelente artigo escrito por Matt Herron (em inglês). Não fiz uma tradução direta do artigo original. Apenas me inspirei na citada fonte para fazer um tutorial em português de como criar um storyboard usando o Scrivener.

O Que é Um Storyboard?
Dentro da escrita, um sotryboard é uma maneira de mapear sua história através de cartões. O objetivo é que você possa visualizar todas as cenas e, assim, facilitar o processo de rearranjá-las, se necessário. Roteiristas quase sempre chamam esses cartões de “escaletas”. Essa é uma das formas de se planejar uma história (romance, conto, hq, roteiros, etc).


O exemplo acima é o storyboard de uma HQ que está sendo produzida por minha esposa. Tudo isso pode ser feito no Scrivener para aqueles que preferem a praticidade digital. Também é possível criar os cartões/escaletas no Scrivener e imprimí-los, prontos para serem organizados em um quadro qualquer.
Nesse tutorial, ensinarei como fazer as duas coisas.

No fichário (lado esquerdo), crie uma nova pasta em qualquer lugar FORA do documento principal (o documento principal é a primeira pasta do fichário).
Essa nova pasta irá conter o seu STORYBOARD. Ao selecionar sua nova pasta, altere para o modo de exibição de CORTIÇA. O ícone está localizado pouco acima das opções de formatação do texto.


Cada novo documento criado dentro dessa pasta irá se apresentar em formato de cartão.


Com um clique duplo no topo ou no corpo, é possível alterar o título e a descrição. Trate cada cartão como se fosse uma cena de sua história e resuma nas descrições o que você quer que aconteça em cada uma delas.
Você pode facilmente alterar a ordem das cenas, arrastando os cartões na cortiça.
Uma opção interessante de customização de suas cenas são os RÓTULOS. Você pode atribuir a cada cena um certo rótulo com uma cor atrelada, para que seu storyboard se torne ainda mais visual e fácil de ser compreendido.
Para acrescentar um dos rótulos disponíveis, clique com o botão direito do mouse sobre o cartão e selecione RÓTULO > qualquer uma das opções disponíveis. Você ainda pode selecionar EDITAR para alterar os rótulos existentes ou criar novos, de sua preferência.

Aumentando os Detalhes do Storyboard
Também é possível criar subpastas no seu storyboard para dividir sua história em atos, por exemplo. 


É possível criar cenas dentro de outras cenas, caso você queria uma detalhamento ainda maior do que irá acontecer em cada uma delas.


Para imprimir seu storyboard, basta selecioná-lo no fichário, ir no menu principal (topo), clicar em ARQUIVO > IMPRIMIR DOCUMENTO ATUAL.

ATENÇÃO: 
—> Se a descrição ou título de seu cartão for grande demais e não couber no mesmo, eles serão cortados na impressão. Para evitar, mantenha a descrição e título dentro dos limites do cartão OU altere o tamanho dos cartões (ver abaixo).
—> Se você estiver usando as cores dos rótulos, elas serão mantidas na impressão.

Customização da Cortiça
Para customizar a cortiça, acesse o menu superior FERRAMENTAS > OPÇÕES. No lado esquerdo da janela, selecione CORTIÇA. Em seguida, altere as configurações como preferir.

Customização dos Cartões
Quando estiver no modo de cortiça, clique no seguinte ícone:


Ele se encontra no canto inferior direito do documento. Ao clicar, uma pequena janela de opções será aberta. Faça as alterações que preferir (incluindo o tamanho dos cartões).

Exibição dos Rótulos
Como mencionado anteriormente, você pode aplicar rótulos e cores a cada documento de seu projeto. Para escolher como deseja exibir essas cores, vá no menu superior EXIBIR > USAR COR DE RÓTULO EM > selecione todas as opções que quiser.

Veja Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário