Tutorial Scrivener: Primeiros Passos - Parte 2


Continuando ESTA POSTAGEM, hoje trago mais cinco funções do Scrivener que considero básicas. Em minha escrita elas tem se mostrado bem úteis para escrever com menos distrações e maior produtividade.

Alterando Idiomas e Dicionário
Por padrão, o Scrivener deve ser instalado no mesmo idioma em que seu computador está configurado, com o dicionário em inglês. Se você quiser alterar essas configurações, siga as instruções abaixo:

Idioma do Scrivener: Vá no menu superior e clique em FERRAMENTAS > OPÇÕES. Uma nova janela será aberta. No lado esquerdo, selecione a aba GERAL. Procure pelo ítem IDIOMA e faça a alteração que preferir.

Dicionário do Scrivener: Vá no menu superior e clique em FERRAMENTAS > OPÇÕES. Uma nova janela será aberta. No lado esquerdo, selecione a aba CORREÇÕES. Ao lado do ítem DICIONÁRIO você verá dois botões (SELECIONAR e BAIXAR). Clique no primeiro e selecione o dicionário de sua preferência. Se ele não estiver disponível, clique no segundo e escolha o idioma do dicionário que pretende baixar. Agora é só escolhê-lo no botão SELECIONAR.
Será necessário reiniciar o Scrivener para que as alterações façam efeito.

Nota: o dicionário em português do Scrivener não é tão preciso quanto o de outros editores de texto, mas ainda assim deve ajudar com algumas palavras. Vale lembrar que uma boa revisão deve ser confiada a um revisor profissional, e não a seu software de escrita.

Escolhendo Pasta De Backups
O programa irá configurar automaticamente uma pasta de backups para todos os seus projetos, o que é excelente. Se quiser, você pode escolher uma pasta de sua preferência.

Vá no menu superior e clique em FERRAMENTAS > OPÇÕES. Uma nova janela será aberta. No lado esquerdo, selecione a aba BACKUP. No ítem LOCAL DO BACKUP, clique no botão ESCOLHER e selecione a pasta de sua preferência. Eu recomendo que você escolha alguma pasta na nuvem (Dropbox, Google Drive, etc).

Tela Cheia
É o meu modo de escrita favorito. Permite que eu me concentre apenas no texto, sem qualquer distração.
Para ativá-lo você deve clicar neste botão:
Ele se encontra entre os botões logo abaixo do menu superior.
Ao abrir o modo TELA CHEIA, você poderá configurar o tamanho do texto, posição, largura do papel e transparência do fundo. Basta movimentar o mouse para ver estas e outras opções na parte de baixo da tela. Para sair deste modo, pressione ESC.

Rolagem Máquina de Escrever
Essa é minha função favorita do Scrivener. Eu sei que ela é simples e pode até ser que outros softwares já possuam algo parecido, mas ela garante mais conforto na hora de escrever. Ela consiste em manter a linha que você está escrevendo sempre no centro do documento, como se fosse em uma máquina de escrever onde o papel sobe, mas a escrita continua acontecendo no mesmo lugar.

Para ativar a função basta ir no menu superior e clicar em FORMATO > OPTIONS > ROLAGEM MÁQUINA DE ESCREVER.

Metas
Se você gosta de trabalhar com metas, ou se possui um prazo para entregar um trabalho, há algumas opções de como configurar objetivos para sua escrita.

Metas Individuais: Localizadas no canto inferior direito do documento. É um pequeno botão redondo e cinza. 


Ao clicar, uma pequena janela será aberta para que você defina a quantidade de palavras ou de caracteres que deseja atingir naquele documento. 
Após inserir o valor, clique em OK. Note que o botão agora ficou vermelho e que há uma barra de progresso ao lado, que mudará de cor conforme você for se aproximando de sua meta. Ao ser atingida, tanto a barra de progresso quanto o botão ficarão verdes.
Esse mesmo processo pode ser aplicado individualmente em cada um dos documentos de seu projeto.

Metas Gerais: Você também pode ter alvos para o tamanho total de seu projeto e para o que você deseja produzir em cada sessão.
Para configurar suas metas, vá no menu superior, clique em PROJETO > METAS DO PROJETO. Uma nova janela será aberta.


Na parte de cima escolha a quantidade de palavras ou caracteres que você deseja atingir em todo o projeto (só são considerados arquivos dentro da primeira pasta no FICHÁRIO).
Na parte de baixo, você irá estipular quantas palavras ou caracteres pretende escrever em cada sessão (do momento que você abre o programa até quando o fecha). Se você clicar na caixa APENAS DOCUMENTOS INCLUÍDOS NA COMPILAÇÃO, a contagem não irá considerar nada do que for escrito fora da primeira pasta do fichário, ou seja, só serão consideradas palavras escritas para o seu projeto, ficando de fora anotações de pesquisa, personagens ou qualquer outro documento fora da primeira pasta. Se clicar em REDEFINIR, a contagem retornará a zero, como se tivesse começado a sessão outra vez.


Veja Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário