Reporte de Escrita: Respondendo o Goodreads


Pra quem ainda não sabe, eu tenho uma página de autor no Goodreads e no Skoob. Você pode acompanhar meus trabalhos por qualquer uma das duas, se quiser.
A razão dessa postagem é que o Goodreads disponibilizou uma ferramenta que permite que meus leitores façam perguntas diretamente a mim, direto da página linkada acima. Como padrão, existem seis perguntas geradas automaticamente pelo site. Como estão todas em inglês, resolvi traduzí-las e responder cada uma delas aqui.

De Onde Veio a Ideia Para Seu Livro Mais Recente?
Pra quem não sabe, meu livro mais recente é o "Todos os Mentirosos". A ideia surgiu de uma conversa com um amigo. Tínhamos longas conversas filosóficas e críticas sobre a vida, o universo e tudo o mais. Numa dessas, tive a ideia para uma história onde o protagonista teria o poder de fazer qualquer um dizer a verdade. Ele gostou e me incentivou a escrevê-la.

Como Você Se Inspira Para Escrever?
Não faço a mínima ideia. Se eu soubesse como meu cérebro funciona, provavelmente seria médico ou cientista, e não um escritor. O fato é que as ideias brotam o tempo todo. Algumas vezes brotam mais do que as outras e, eventualmente, uma delas me agrada e eu começo a escrevê-la. Mas também acontece de outra forma. As vezes eu simplesmente tenho uma vontade ou conceito na cabeça e começo a pensar a respeito (ou pesquisar sobre o assunto) até que eu tenha uma noção do que quero escrever.

No Que Você Está Trabalhando Agora?
Estou em fase de estruturação do roteiro de uma HQ. Será do gênero aventura/fantasia. É tudo o que eu posso dizer.

Qual é Seu Conselho Para Aspirantes a Escritores?
O melhor conselho de todos eu aprendi com o escritor Newton Nitro: leia muito, escreva muito e reescreva muito. Se fizer isso, é só uma questão de tempo até você se tornar um bom escritor (a).

Qual é a Melhor Coisa de Ser Um Escritor?
Criar o que eu quiser, do jeito que eu quiser. A escrita não tem orçamento a ser seguido. Estou limitado apenas a minha imaginação. Não tem brinquedo melhor do que esse.

Como Você Lida Com "Bloqueio Criativo"?
Eu nem acredito em "bloqueio criativo". Eu acredito em disposição/vontade. Quando me sento para trabalhar, quase nunca sei o que irei escrever. A disposição/vontade é o que me faz completar a tarefa (ou tirar um dia de folga). Minha filosofia é sempre tentar escrever algo, não importa o quão ruim fique. Depois eu reescrevo ou apago, se for necessário.

Veja Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário