Tutorial Scrivener: Como Planejar as Postagens do Seu Blog


Hoje vou falar sobre quatro recursos do Scrivener bastante úteis para organizar melhor seu projeto: Inspetor, Rótulos, Status, e Palavras-Chave. Para isso, vou dar um exemplo de como organizar e planejar as postagens de seu blog utilizando estes recursos. É importante lembrar que o mesmo princípio pode facilmente ser aplicado a qualquer outro tipo de projeto.

Eu costumo organizar as postagens deste blog em apenas duas pastas: Ideias e Postados. Acredito que os dois nomes sejam auto explicativos. Cada arquivo dentro da primeira pasta irá representar uma nova postagem a ser escrita para o blog. Ao ser postada, eu a transfiro para a segunda pasta.
Lembrando que você pode alterar os ícones das pastas, para ficar com um visual melhor. Expliquei este recurso NESTA POSTAGEM. É bom avisar que eu gosto de planejar no modo cortiça, outra função JÁ ABORDADA antes.


INSPETOR
Você pode ativá-lo clicando no botão azul (1).
Se trata de uma barra lateral, localizada no lado direito da tela (2). Ele possui uma série de botões no topo, que servem como acesso rápido para diversos recursos.


RÓTULOS
Eles servem para separar os arquivos de seu projeto em categorias, auxiliando a sua visualização e organização.

Para o blog: Eu crio um rótulo para cada categoria de postagens do blog.
Para os demais projetos: Eu utilizo os rótulos para diferenciar cenas entre si. Quando estou trabalhando em algum projeto com mais de uma linha temporal e/ou mais de um narrador, eu crio um rótulo para cada um deles, facilitando na hora de revisar as cenas ou até mesmo reorganizá-las.

Você pode criar ou alterar os nomes e cores dos rótulos como quiser. Para isso, vá até a aba “meta-dados gerais”, localizada no centro do INSPETOR.


Selecione o menu em frente a RÓTULO e clique em editar. Uma nova janela irá se abrir, onde você poderá adicionar ou remover rótulos clicando respectivamente nos símbolos + e -, renomeá-los com um clique duplo sobre o título e alterar a cor com um clique duplo no quadrado ao lado do título. Você pode até mesmo renomear a aba “rótulos”, caso queira um outro tipo de nomeação para seu projeto. Ainda há a opção TORNAR PADRÃO, que pode ser aplicada a UM dos rótulos. Ela serve para aplicar o rótulo padrão a todos os novos documentos criados dentro do projeto.


No meu caso, eu prefiro manter a opção SEM RÓTULO como padrão, e aplicar o rótulo após a criação do arquivo.
Para definir como as cores serão exibidas em seu projeto, vá até o menu superior, clique em EXIBIR > USAR COR DE RÓTULOS EM > seleciona as opções de sua preferência.

STATUS
Originalmente, eles servem para marcar em qual etapa de criação o seu arquivo se encontra. Ao invés de se apresentar como cores nos arquivos de seu projeto, ele irá se mostrar como uma marca d’água sobre o cartão.


Você poderá aplicar status a seus arquivos logo abaixo do mesmo local onde você escolheu os rótulos. Também poderá customizar praticamente da mesma maneira que mencionei acima, com exceção das cores, que não se aplicam aos status.

PALAVRAS-CHAVE
Elas servem para que você consiga localizar mais rapidamente um determinado grupo de documentos de seu projeto.

Para o blog: Eu as utilizo para planejar as palavras-chave que utilizarei nas postagens.
Para os demais projetos: Eu as utilizo quando o projeto se torna muito grande. Isso facilita na hora de fazer uma alteração sobre um personagem, por exemplo, podendo encontrar com rapidez todas as cenas em que ele aparece.

Você pode acessar as palavras-chave do documento clicando no ícone em formato de chave, no topo do INSPETOR. Na parte de baixo, aparecerá uma lista com as palavras-chave dedicadas ao documento. Para adicionar ou remover você pode clicar nos ícones + e -, respectivamente.

Outro método é acessar menu superior > PROJETO > PALAVRAS-CHAVE DO PROJETO. Uma pequena janela irá se abrir. Você poderá criar as palavras-chave diretamente nela, contendo até mesmo categorias, se quiser. Para aplicá-las a algum documento, simplesmente clique sobre a palavra-chave desejada e arraste-a até qualquer documento do fichário.

Para localizar todos os arquivos com uma mesma palavra-chave, vá até o campo de busca, acima do INSPETOR, clique na lupa e selecione “palavras-chave”. Em seguida, digite no campo de busca o termo que deseja buscar. No fichário, irão ser listados apenas os documentos que contiverem a palavra-chave buscada.

Veja Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário