RESULTADO - Pesquisa: Conhecendo o Leitor


No dia 28 de Setembro iniciei uma pesquisa neste blog sobre os hábitos de consumo dos leitores. O objetivo era entender quais as melhores formas de se publicar e vender um livro, na opinião dos leitores.
Tive ajuda de vários colegas escritores na tarefa, bem como do Pacotão Literário e do Clube de Autores de Fantasia para a divulgação da pesquisa.
Minha meta era atingir ao menos 100 respostas. Hoje, depois de mais de 40 dias de pesquisa, tenho 171 respostas para analisar e compartilhar com os demais escritores independentes, ou a quem possa interessar.

O PÚBLICO

Foram 171 respostas. 53,2% são homens e 46,8% mulheres.
52% dos entrevistados possuem entre 21 e 30 anos de idade. 21,6% estão na faixa entre 31 e 40 anos.
Como a pesquisa foi feita e divulgada exclusivamente pela internet, isso reflete apenas a faixa etária do público leitor que também é bastante ativo nas redes sociais, e não o mercado literário inteiro.

FORMATOS FAVORITOS

Como já era de se esperar, a maioria esmagadora dos participantes (88,3%) tem preferências por edições físicas tradicionais e/ou econômicas. Os livros digitais ficaram com a segunda posição (57,9%). Edições físicas de luxo e/ou com acabamento especial também tiveram números relevantes (45,6%).
Sobre os contos distribuídos em formato digital tivemos um curioso empate. 18,7% dos participantes afirmou comprar e ler contos avulsos de vez em quando. O mesmo número de pessoas diz não ter o hábito de ler em formato digital. A grande surpresa dessa pergunta foi a quantidade leitores (43,3%) que alegou nunca ter comprado um conto digital, mas demonstrar interesse em fazê-lo.

PREÇOS

Uma das reclamações mais frequentes é o preço que se paga nos livros, muitas vezes tornando a literatura um hobby caro para os leitores mais ávidos. Por isso, incluí uma sessão inteira na pesquisa dedicada a entender o que os participantes consideram um valor justo para os livros.
O livro físico em uma edição tradicional com cerca de 300 páginas foi avaliado entre 21 e 30 reais pela maioria do público (57,4%).
Para os livros físicos em edições especiais, também com 300 páginas, a faixa entre 31 e 40 reais ficou com 36,4% dos votos.
O público (36,4%) ainda considerou a faixa entre 6 e 10 reais como a mais justa para livros digitais de cerca de 300 páginas. Os contos digitais de até 50 páginas tiveram a maior votação na faixa até 5 reais (27,1%).

LIVROS DIGITAIS

Havia uma pergunta dedicada apenas a leitores que NÃO tinham o hábito de ler livros digitais. A intenção era saber a razão por traz da preferência dos participantes. A grande maioria (61,4%) simplesmente prefere os livros físicos, mas 38,6% das respostas marcaram como justificativa a falta de um dispositivo apropriado para leitura digital. Ainda houveram 36,1% que acreditam que o valor cobrado por livros digitais ainda não justifica a adoção do formato.

DECISÃO DE COMPRA

Nessa etapa, haviam vários critérios onde os entrevistados deveriam marcar um valor entre 1 (pouco importante) ou 5 (decisivo), para avaliarmos quais as principais razões para um leitor decidir comprar um novo livro. Segue abaixo as maiores porcentagens e valores recebidas por cada um dos critérios de compra. A lista está em ordem de importância para os leitores:

Qualidade de escrita: 5 (60,2%)
Livro em promoção: 5 (36,3)
Sinopse: 5 (31%)
Qualidade da revisão: 4 (38,6%)
Autor/autora: 4 (36,8%)
Preço: 4 (32,2%)
Projeto gráfico: 3 (42,1%)
Capa: 3 (34,5%)

Havia um espaço para que o entrevistado escrevesse outros critérios que considerava importante. Desconsiderei as respostas que envolviam críticas, resenhas e divulgação em geral por existir uma sessão inteira na pesquisa dedicada a isso. A maioria das respostas restantes apontaram o tema ou gênero como fatores importantes na hora de optar pela compra de um livro.

RECOMENDAÇÕES

Na pesquisa haviam oito opções de formas de recomendação de livros que os entrevistados deveriam conceder um valor entre 1 e 5, como na sessão anterior.
Segue abaixo, em ordem de importância para os leitores, a nota mais votada em cada uma das formas de recomendação de leitura.

Sites/blogs de resenhas: 4 (39,2%)
Recomendação de algum conhecido: 4 (37,4%)
Resenhas no Skoob, Goodreads ou outras redes sociais de leitura: 4 (29,2%)
Recomendações em grupos de leitura do facebook, google, whatsapp ou outros: 4 (26,9%)
Resenhas nas lojas online (Amazon, Saraiva, Livraria Cultura, etc): 3 (30,4%)
Resenhas em podcasts: 1 (31,6%)
Resenhas em canais do youtube: 1 (32,2%)
Recomendações de vendedores em lojas físicas: 1 (45%)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No último campo da pesquisa, os leitores tinham a opção de escrever quaisquer outras considerações a respeito de suas experiência como consumidores de livros. As respostas foram bastantes variadas, mas duas questões me saltaram a vista como temas recorrentes: o frete e os eBooks.
A primeira foi amplamente apontada como um dos maiores responsáveis pela desistência, bem como um dos fatores mais frustrantes para os leitores. Sobre a segunda, a surpresa foi uma recorrente vontade de se experimentar os eBooks, porém sob determinadas condições que envolviam quase sempre o formato, preço ou forma de distribuição dos mesmos.

A pesquisa vai ficar disponível na íntegra NESTE LINK para quem tiver interesse em analisar as respostas. Todos os resultados* estão liberados pela licensa Creative Commmons.


Licença Creative Commons
O trabalho Pesquisa: Conhecendo o Leitor de Lucas Mota está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

*Os e-mails dos participantes foram excluídos das respostas para garantir a privacidade dos mesmos. Este é o único ítem da pesquisa que não estará disponível a ninguém.

Veja Também

3 comentários

  1. Muito interessantes os resultados, Lucas! Legal mesmo! Vai ser importante inclusive pra gente do Pacotão. Muito obrigada pelo trabalho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que nos ajude. Eu sei que uma pesquisa de mercado envolve muitas outras variáveis das quais não tenho capacidade para medir, mas isso deve servir como um começo.

      Excluir
  2. Muito legal. Eu participei de sua pesquisa e é a 1ª vez q vejo os resultados expostos de uma pesquisa da qual eu tenha participado. Obrigada pela consideração. Bjs!

    ResponderExcluir